Inaugurando nova sessão, fizemos a Paulo Kakinoff, Presidente da GOL, cinco questões difíceis, dentro do espírito crítico e independente do nosso site jornalístico Turismo Sem Censura. Confira abaixo como ele se saiu nas respostas.
1.Se fosse possível prever com a devida antecedência os problemas operacionais que a GOL enfrentaria devido à pandemia do coronavírus, que decisões teria tomado para minimizar os riscos?
PK – No momento não estamos enfrentando desafios na operação, e sim o impacto econômico causado pela queda significativa na demanda. Todos os procedimentos adicionais de Segurança, que foram implementados, não estão gerando “problemas operacionais” como mencionado. O índice de pontualidade da GOL em abril atingiu 95,2% e em maio foi de 97%, o que reforça ainda mais o padrão de eficiência que buscamos para atender da melhor maneira o nosso Cliente.
PK -Não é possível prover garantias sobre um tema que foge completamente ao controle/influência da GOL. Trabalhamos constantemente para ser a “Primeira para Todos” e uma verdadeira agente de transformação no setor. Em quase 20 anos de história no mercado brasileiro, a Companhia contribuiu para que cerca de 20 milhões de pessoas viajassem de avião pela primeira vez e a pioneira no país a vender passagens de baixo custo, sendo considerada ainda a empresa de aviação que mais transporta passageiros no Brasil. Cabe ainda destacar que a Gol sempre foi defensora dos aspectos regulatórios que estimulam a competição justa, como fez, por exemplo, na defesa do fim do limite para o capital estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras.
PK – A proposta da Smiles, nosso programa de fidelidade, é sempre trazer o preço mais atrativo para seus membros. Os Clientes Clube e Diamante têm acesso a promoções diferenciadas de acúmulo de milhas e descontos exclusivos na hora de resgatar, sobretudo em passagens. Por ser uma empresa do grupo, vale lembrar que a GOL é dona de 52,6% da Smiles, tem acesso aos melhores descontos de passagens oferecidos por nós.
PK – Devem permanecer:
– Os novos padrões de sanitização;
– O consumo de entretenimento a bordo no próprio device (smartphone, tablets, notebooks) ao invés de telas touchscreen. A GOL já possuía esse sistema antes mesmo da pandemia;
– Utilização massiva (>90%) dos canais digitais para aquisição de bilhetes, escolha de serviços, alterações, check in e aquisição de serviço de bordo. Para se ter uma ideia, antes da pandemia, 70% de nossos Clientes já faziam autoatendimento pelo celular, aplicativo ou totens. A tendência é que esse percentual suba para 95% daqui para frente.
No momento não vislumbramos novas práticas que devem surgir.
PK – Muito confortável. Eu e os membros da minha família estamos voando GOL neste período da pandemia por motivos profissionais e de saúde. As aeronaves da GOL são equipadas com um sistema de filtro de ar HEPA, que captura de 99,9% de partículas microscópicas, como bactérias e vírus, ao promover a renovação do ar do avião a cada 3 minutos, permitindo a circulação de um ar sempre mais puro. Também foram implementadas avançadas medidas adicionais de limpeza e higienização dos aviões durante as paradas em solo e pernoites, com atenção redobrada aos assentos e os braços das poltronas, cintos de segurança, bandejas, piso e paredes. A Segurança com cada um que viaja, interage e trabalha na GOL está sempre em constante evolução e atenção. Ela sempre foi essencial e agora, mais do que nunca, exige atenção especial. E a Companhia reforça seu compromisso com o Cliente: https://youtu.be/2nowM5-rOBk