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PIADA SEM GRAÇA- Turista não é mosca, nem Brasil é sapo. É indústria que gera renda mas exige muito profissionalismo.

A Travel+Leisure não é uma revista qualquer. É uma das três que escrevem sobre viagens mais prestigiosas do planeta. Os seus quase 5 milhões de leitores mensalmente se aconselham em suas páginas sobre destinos para férias ou lazer. Como ocorre todo ano, a publicação divulgou pesquisa com jornalistas e profissionais de viagens sobre os 50 melhores lugares para se viajar em 2019.

As respostas foram diversificadas. Recomendam destinos badalados como New York, aos quase desconhecidos, como ilhas Andaman, Índia. Estão lá países como Chile, Austrália, Malásia, Quênia, Panamá, Porto Rico, Turquia, Egito, México, Estados Unidos, China, Emirados Árabes e Hungria, entre outros. Pois bem: ninguém citou o Brasil.

Patamar ridículo

Foi uma injustiça com nosso país, mas não um fato isolado. O que será que acontece com o turismo brasileiro, que há décadas patina no ridículo patamar de 6 milhões de visitantes estrangeiros por ano, a grande maioria (sem deméritos) argentinos? Isto representa insignificantes 0,005% do movimento global, que em 2017 ultrapassou 1,3 bilhão por ano. Atraímos pouco mais que o número de visitantes do Camboja, que ainda se recupera de devastador genocídio há poucos anos.

VOLTA POR CIMA – Deixando para trás as atrocidades contra a população no passado, o turismo do Camboja floresceu.

O que não falta por aqui é uma esplêndida geografia. O Brasil dispõe de uma cultura onde prevalece a alegria, simpatia e generosidade de um povo que já nasceu hospitaleiro. Mas quando o assunto é turismo, nada disso parece influenciar. Levamos surra de países principiantes no ramo. De ilhotas difíceis de localizar como as Granadinas, no Caribe, a desertos da Namíbia, na África, todos parecem gerir melhor a fórmula do sucesso que os brasileiros.

Culpados

É simplista explicar esta disfuncionalidade do turismo brasileiro apenas pela manjada trilogia da reclamação contra governos: falta de infraestrutura, financiamento e políticas públicas. É mais fácil colocar a culpa da situação só na crônica distopia dos governos.

Dos vários outros fatores que pesam, destacamos um pouco discutido. É que boa parte da responsabilidade do problema é nossa: cidadãos, empresários e imprensa. A soma do corporativismo com aceitação das coisas como são concretou um círculo nocivo que sufoca o turismo brasileiro.

DE QUEM É A CULPA? – Melhor que achar responsáveis pelo passado é contribuir na solução para o futuro

Basta olhar em volta. Uma manta artificial protege um sistema fechado que prestigia a má gestão e impede inovações – e renovações – do setor. Cultua-se uma dança das cadeiras, onde as mesmas pessoas de sempre trocam de posição entre si, dentro de empresas e associações de classe.

Isto faz prevalecer o lema “é preciso mudar para as coisas ficarem como estão”. Com reduzida capacidade crítica e miopia diante da evolução tecnológica e marcha do tempo, pseudolíderes preferem se autopremiar e confraternizar em bocas-livres e “fam tours”, numa ação entre amigos. Vivem assim uma falsa utopia. Avessos ao risco, são os primeiros a reclamar da baixa participação do Estado quando se trata de investimentos, e de sua presença ostensiva toda vez que os negócios se tornam lucrativos. Como camaleões atrás da sobrevivência, vários segmentos do turismo se ajustam ao mercado. Diante do perigo de prejuízo, invertem os sinais: ao invés de importar estrangeiros, passam a exportar brasileiros para o exterior. Azar dos hotéis, que não têm como transferir suas estruturas físicas para outro lugar.

O papel da imprensa

Para piorar, há uma imprensa que abre mão de sua função de vigiar e informar sobre a realidade. Parece até que está com os apitos de alerta entupidos e os olhos censurados por regalias, acepipes e comerciais. Com isto, por exemplo, mostrou-se incapaz de reportar com a devida antecedência o gigantesco rombo financeiro que corroeu a Avianca. Ou ignorou os sinais da visível decadência dos hotéis Othon. Ou deixou de  denunciar que o modelo brasileiro de turismo atual faliu, e precisa ser revisto com urgência.

É certo que palavras duras incomodam. E que é bem mais fácil criticar do que fazer. Mas calma lá: não adianta consertar a realidade jogando pedras contra os espelhos.

SOLUÇÃO AVESTRUZ – No turismo não adianta esconder-se atrás do travesseiro e fingir que o problema é só dos outros.

TEXTO PUBLICADO ORIGINALMENTE NO JORNAL BRASILTURIS (Janeiro 2019)

5 Comments

  1. RAIMUNDO PEDRO ARGOLO PERES disse:

    EXCELENTE ARTIGO
    PURA REALIDADE.
    A VERDADE COM AMOR
    PARA REFLEXÕES E ATITUDES
    A RENOVAÇÃO DE LIDERANÇAS E MODELO DE GESTÃO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA QUE ALCANCEMOS O LUGAR MERECIDO NO TURISMO MUNDIAL.
    PARABÉNS.

  2. Helen Rodrigues disse:

    Bom artigo! É com tristeza que venho sentindo isso, e não é de hoje…. pois sou Guia de Turismo, amo o meu trabalho, mas cada vez mais vejo uma grande desvalorização de minha profissão em nosso país. Os diversos profissionais do setor, ambicionam grandes lucros para sí, exploram as belezas geográficas e naturais do país, porém não se importam em dar um suporte de qualidade ao turista para uma verdadeira valorização de nossa cultura, Um país que não valoriza a sua cultura, é um país sem memória. ‘O que não falta por aqui é uma esplêndida geografia. O Brasil dispõe de uma cultura onde prevalece a alegria, simpatia e generosidade de um povo que já nasceu hospitaleiro. Mas quando o assunto é turismo, nada disso parece influenciar.” (verdade o que diz seu artigo), mas e nós Guias de Turismo…onde ficamos? Pela Lei Federal 8623/93, Decreto 946/93 a profissão de Guia de Turismo é regulamentada, portanto é obrigatória a contratação do profissional quando em visitas a atrativos turísticos no Brasil, podemos começar pela valorização e a contratação de Guias de Turismo, profissionais qualificados e capacitados para levar os turistas (brasileiros ou estrangeiros) a conhecerem verdadeiramente o Brasil.

  3. Alfredo Daudt disse:

    Tem que ser repensado e atualizado unindo forças públicas e privadas. Demorou.

  4. Umberto Beltramea disse:

    Como estrangeiro concordo 100 % com isso .
    Muito ” clientelismo” , executivos que não entendem nada de turismo e hotelaria , agências que representam o Brasil em Europa não recebem nem um ” material ” desse país sem obviamente poder vender e obviamente sem nenum que controla e segue o trabalho e assim vai com muitos exemplos de ” amadorismo” nesse país.
    Um país onde ainda a CVC gerencia 80 % das vendas.
    Somos na” idade da pedra “!!

  5. Lucia Schaefer disse:

    Há tanto que acrescentar nisso tudo. É desanimador viajar pelo Brasil. O descaso com as praias, com as estradas, aeroportos etc. Uma pena.